Coluna Mundo Minas segue caminho e visita distrito de Milho Verde

Situado nas vertentes da Serra do Espinhaço, bem próxima a nascente do rio Jequitinhonha, se encontra Milho Verde, distrito do município de Serro que tem sua história iniciada no século XVIII, em meio a corrida do ouro, sendo local de batismo de Xica da Silva. Lugar de belas paisagens, de cachoeiras, de quilombos e mestres vissunqueiros, a pequena cidade conquista por suas belezas e grande riqueza de saberes populares. Recebe anualmente milhares de turistas que buscam a tranquilidade do interior e os passeios ecológicos pelas belezas naturais da região.

bici

Na passada da Coluna Mundo Minas por Milho Verde os agentes do Fora do Eixo participaram de reunião no Instituto Cultural Milho Verde, organização não governamental que a mais de 9 anos fomenta atividades sócio-culturais no distrito e tornou-se o Ponto de Cultura Cordão Cultural por Milho Verde em 2005, desenvolvendo ações nas diversas áreas da cultura, o qual recebeu diversos prêmios pelo Ministério da Cultura

A conversa se deu com o responsável pelas atividades do Instituto, Bruno Emiliano, que explicou sobre o atual contexto que vive a região e as dificuldades de diálogo com o poder público. A reunião tratou dos projetos desenvolvidos pelo Instituto como o Boletim Sempre Viva – publicação impressa com fotos, poemas e textos dos artistas da região e o Encontro Cultural de Milho Verde, festival de cultura popular que este ano segue para sua 15˚ edição. A ação reúne diversas atividades educativas e artísticas propostas à população local, às comunidades vizinhas e aos visitantes, de modo inteiramente gratuito.

Armazén

A coluna visitou também o bar Armazén, espaço de shows e encontros dos habitantes e turistas de Milho Verde que sempre realiza shows e eventos na região. Depois das reuniões o dia termina com uma visita ao Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio, região com diversos poços rasos de águas cristalinas formando mais à frente três quedas. Ao todo são aproximadamente 4 km de trilha, tendo seu início nas proximidades do distrito.

lageado

Acompanhe as novidades da coluna Mundo Minas

Conheça e curta o Instituto Milho Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =