Coluna Mundo Minas segue rota no Alto Jequitinhonha e visita Serro

A Coluna Mundo Minas continua seu percusso pela região do Alto Jequitinhonha e nesta terça-feira visitou a cidade de Serro, onde se reuniu com a banda civil centenária da cidade, músicos e artistas de rua locais.

reunião

Com 20 mil habitantes, o município data do século XVII, está situado na estrada real e tem suas origens na mineração do ouro e diamante. Guarda ainda igrejas monumentais, o clima de cidade pequena e grandes riquezas naturais. Na passagem da coluna pela cidade, o encontro foi com a Banda Santíssimo Sacramento. Ativos na região e sempre presentes nos festejos tradicionais da cidade, a banda é também uma Associação Cultural e hoje é mantida por meio de premiações em concursos competitivos e projetos em leis de incentivo.

A partir das conversas com os agentes locais, ficou clara a necessidade de uma política de valorização da cultura tradicional e uma proposta incentivo continuado para os processos culturais da região. Os participantes da reunião saíram com a provocação de realização de um novo encontro para se pensar uma associação de artistas do Serro, conectados ao Vale do Jequitinhonha.

serro

Acompanhe as novidades da coluna Mundo Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =