A Coluna Mundo Minas continua seu percusso pela região do Alto Jequitinhonha e nesta terça-feira visitou a cidade de Serro, onde se reuniu com a banda civil centenária da cidade, músicos e artistas de rua locais.
Com 20 mil habitantes, o município data do século XVII, está situado na estrada real e tem suas origens na mineração do ouro e diamante. Guarda ainda igrejas monumentais, o clima de cidade pequena e grandes riquezas naturais. Na passagem da coluna pela cidade, o encontro foi com a Banda Santíssimo Sacramento. Ativos na região e sempre presentes nos festejos tradicionais da cidade, a banda é também uma Associação Cultural e hoje é mantida por meio de premiações em concursos competitivos e projetos em leis de incentivo.
A partir das conversas com os agentes locais, ficou clara a necessidade de uma política de valorização da cultura tradicional e uma proposta incentivo continuado para os processos culturais da região. Os participantes da reunião saíram com a provocação de realização de um novo encontro para se pensar uma associação de artistas do Serro, conectados ao Vale do Jequitinhonha.