Contribua: campanha de financiamento colaborativo para o Congresso Fora do Eixo

Congresso Fora do Eixo lança campanha de financiamento colaborativo

 

O encontro acontecerá de 01 a 07 de dezembro e será marcado por debates no Congresso Nacional e conta com a participação de redes de toda a América Latina. Dentre os temas em pauta, se destaca a economia colaborativa e suas novas formas de gestão inteligente, criativa e social de recursos.

COFE_financiamento2

Contribua aqui: http://congresso.foradoeixo.org.br/contribua/

Sai mais sobre o projeto: http://bit.ly/Contribua

Realizadores da cultura e das mídias livres de todo o país se reunirão em Brasília para fazer balanços do ano de 2013, avaliar conjunturas e alianças que marcarão o vindouro 2014. Na oportunidade, temas como políticas; economia; midialivrismo, formação livre, entre outros, estarão em cartaz, reunindo nas mesas de debates gestores e produtores culturais, além de jornalistas. midialivristas, artistas, pesquisadores, legisladores e interessados de todo o Brasil e outros países da América Latina durante os 07 dias de atividades.

Entre as pautas que estiveram em destaque durante as jornadas de junho e julho, se destaca o investimento em programas e projetos de redes culturais. Os modelos de financiamento cultural no Brasil e no resto do mundo passam por uma grande ressignificação e, a presença de intermediários da grande indústria cultural se faz cada vez menos necessária. Moedas alternativas, funcionamento dos processos colaborativos não monetários de toda uma economia da cultura não comercial já são experimentadas a mais de 10 anos.

foto2É deste modelo de gestão que nasce o financiamento colaborativo, que consiste em reciprocidades baseadas em uma moeda contábil, ou simbólica, que pode ser representada por horas de trabalho, ou ainda tarefas mais simples, como o empréstimo de um carro para viabilizar a logística de uma produção, por exemplo. Tais reciprocidades, além de ser mais baratas e não gerar lucros ao bancos ou empresas impulsionam o crescimento da economia cultural com trocas sistematizadas e tangíveis.

O 5º Congresso Fora do Eixo é um projeto colaborativo realizado pelo Fora do Eixo, rede de cultura e comunicação composta por centenas de coletivos e parceiros culturais espalhados por todo o Brasil. Estes estão locados em mais de 15 países, que atuam sob os princípios da colaboração, do protagonismo juvenil, da autonomia, do midialivrismo e do compartilhamento livre de conhecimento. Esse ano, o Congresso acontece em Brasília entre os dias 1 e 7 de dezembro.

_financiamento colaborativo

O 5º Congresso Fora do Eixo não dispõe de patrocínio tornando ainda mais relevante todos os tipos de colaboração. O Fora do Eixo sempre teve a colaboração como elemento fundamental do seu desenvolvimento. Nesta quinta edição, uma grande oportunidade de mostrar a potência dessa economia colaborativa que agrega uma diversidade de gestão e nos investimentos a partir do emponderamento participativo de cada um, transformando o projeto numa grande conta comum.

Redes, pessoas e coletivos podem se apropriar completamente: investindo, articulando redes, participando de todas as etapas do processo de produção; ou parcialmente: com investimento pontual como doações por meio de contas bancárias. A utilização dos recurso via financiamento colaborativo poderá ser acompanhando pelo Portal Transparência do Fora do Eixo.

Os interessados podem enviar e-mail para [email protected] ou ainda, com doação em conta bancária. Para acompanhar o processo de investimento, acesse o site: http://congresso.foradoeixo.org.br/

moedas_banco fora do eixo

O Banco Fora do Eixo tem como principal responsabilidade o desenvolvimento de metodologias e ações concernentes a sustentabilidade da rede, criando alternativas para a gestão e distribuição dos mais variados recursos econômicos que dispõe o arranjo do Fora do Eixo. Existente desde o princípio, o Banco Fora do Eixo, tem em sua essência os princípios e valores norteadores da rede Fora do Eixo como fios condutores de suas ações estratégicas, sendo premissa o processo colaborativo, coletivo, compartilhado, humano, criativo e solidário para o desenvolvimento sustentável.

_congresso fora do eixo

cooo

O encontro sucederá a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que reunirá milhares de agentes culturais de todo o Brasil na capital federal até o dia 01 de dezembro, quando oficialmente terá início a programação do Congresso. A proposta é agregar parte das lideranças culturais ali presentes, dando sequência aos debates que marcam fortemente a agendas de cooperação de redes da sociedade civil.

As redes são novas formas de participação social, que vem possibilitando também formas renovadas de se fazer política a partir do protagonismo, em especial da juventude. Trata-se de uma nova estética de militância e formação política, que dialoga organicamente com toda uma geração formada e/ou nascida dentro das lógicas e linguagens da internet.

Para integrantes de coletivos do Fora do Eixo, é fundamental compreender essas novas dinâmicas e criar políticas públicas e diferentes plataformas de intercâmbio que favoreçam o avanço desses laboratórios e relações. São propostas que estão gerando invenções nos mais diversos campos dos saberes, e que ajudam a compreender os desafios e proposições para as sociedades deste século XXI.

Serviço

O que: Congresso Fora do Eixo
Quando: 01 a 07 de dezembro
Onde: Em Brasília
Mais informações: (61) 3264 6131 ou [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =