Estudo sobre redes sociais e manifestações usam a Mídia Ninja como exemplo de caso

De acordo com o prefácio de Carlos Scolari, as redes sociais são fantasmas que percorrem as ciências sociais: os múltiplos usos e medos que as redes comportam têm levado a uma discussão envolvendo a Comress-Incom UAB e o Centro de Convergência de Novas Mídias da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

O livro O uso das redes sociais: cidadania, política e comunicação. A pesquisa na Espanha e Brasil, que o Instituto de la Comunicación acaba de publicar em forma de e-book, combina referências à pesquisa empírica nestes dois grupos. Neste trabalho, que Carme Ferré Pavia coordena, as dez autoras têm refletido sobre suas próprias pesquisas em ambos os lados do Atlântico, algumas delas inéditas.

A perspectiva comparativa entre Espanha e Brasil se justifica pelo alcance global das mudanças que as redes sociais têm implicado tanto em nosso contexto como em outros países, o que dá a este livro um alcance internacional. A perspectiva empírica, aplicada e com implicação social une o caráter das duas equipes multidisciplinares e inter-universitárias que colaboram nesta monografia.

As redes sociais são especialmente o centro dessa exposição, embora no âmbito plural da Internet: analisa-se desde a colaboração cidadã por meio do Facebook e Twitter, até a transformação de empresas jornalísticas no contexto da revolução tecnológica, passando pelo desafio de regulamentar a privacidade das redes ou observar o uso ético das redes sociais nas campanhas políticas.

As autoras da UAB são: Carme Ferré Pavia (autora e editora, diretora da Comress InCom-UAB), Catalina Gayà, Elisabeth Roura e Núria Simelio; Ana I. Bernal é membro da Comress-Incom UAB y doutora pela Universidad de Málaga. Por parte do Brasil, são da UFMG: Regina Alves da Silva, diretora do CCNM, Geane Alzamora, Carolina Braga, Lorena Tárcia e Joana Ziller.

 Confira na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*