Coluna Mundo Minas continua andanças pelo estado

Varginha.  Eleita em 2011 a sétima melhor cidade para se viver e investir no Brasil, tem economia basicamente movimentada pela produção de café. Mas é pelo “Incidente de Varginha”, uma suposta aparição de criaturas extraterrestres, em 1996, que o município ficou mundialmente conhecido. E quem mora por ali não desperdiçou de tirar proveito dessa “identidade cultural”.

Varginha

Para qualquer lugar que se olhe, você sempre verá criaturinhas com caras esquisitas enfeitando lojas, nos cantos das praças, nos vidros dos carros, ao lado da sua mesa nas lanchonetes. Os ETs tomaram a cidade e abriram caminho para outras formas de manifestações culturais, que os participantes da coluna Mundo Minas vivenciaram durante alguns dias.

ET

Não só com música, literatura, audiovisual ou arte cênicas. Varginha une muitas frentes e apresenta um contexto bastante rico para quem deseja conhecer as experências e iniciativas que surgiram a partir deste contexto. O Parquescola Ecoetrix é um dos exemplos mais simbólicos da efervescência da cidade. Incorpora os princípios de autoconhecimento, consciência ecológica, sustentabilidade e autogestão num mesmo espaço.

Ecotrix

Em uma roda de conversas infinitas com os agentes culturais locais a Coluna Mundo Minas ouviu sobre a realidade local e suas peculiaridades. Dessas conversas o principal encaminhamento foi a criação de um grupo que irá realizar a edição do Festival Grito Rock na cidade. Dentro da agenda na cidade a coluna ainda se reuniu com o diretor da Fundação Cultural e participou de um sarau já tradicional na cidade.

Sarau

 Acompanhe.

Veja as fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =