Confira a ata da 2ª Reunião Geral do Fora do Eixo

reuna

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na 2ª Reunião Geral do Fora do Eixo. Entre os encaminhamentos, o lançamento do Grito Rock para esta semana; a mobilização para realização de um Congresso de Mulheres em Março, e a criação de um tópico onde será atualizado o calendário, na lista da rede.

As reuniões do Fora do Eixo são abertas à observadores previamente cadastrados, assim como os parceiros da redes que queriam conhecer de perto a dinâmica dos debates e das deliberações. Em breve, mais notícias do calendário Fora do Eixo. Cadastre-se e participe das reuniões do Fora do Eixo, todos os sábados a partir das 13 horas.

 

Reunião Geral
Data: 18 de janeiro de 2014
Local: Skypte
Horário: das 13h30 às
Mediação: Gabriel Ruiz (Casa SP)
Relatoria: Louise Akemi (Casa SP)
Pauta:
1) Calendário
2) Congresso de Mulheres
3) Grito Rock
a) Narrativas
b) Campanhas

Registro Reunião na Integra
Encaminhamentos
Considerações Gerais
Lista de Presença

Encaminhamentos
1) Calendário (Ana Pessoa)
– Responder tópico aberto por Ana Pessoa na lista Rede FDE, compartilhando Calendários 2014 de cada coletivo/casa
– Regionais, frentes e aplicativos trazerem seus Calendários – até final de janeiro
– Tirar responsáveis por regional e por frente pelos Calendários
– Manter tópico atualizado quanto a definição e mudança de datas.
– Sistematização do calendário em planilha
– Lançamento do Calendário 2014 segunda 20/01

2) Congresso Femininas (Dríade)
– Realizar Congresso Femininas em março (data a definir) em São Paulo
– Abrir tópico sobre o Congresso para definir nome e data (Dríade abre até 19/1)

3) Grito Rock (Tales, Marreco)
– Narrativas (Raissa Galvão)
– Lançamento oficial segunda dia 20/01 – 13h
– Cada cidade faça sua própria narrativa de interior global com os memes que poéticas vai lançar

Considerações Gerais
– Calendário está sendo sistematizado aqui, mas Rede Livre em processo de construção de uma nova plataforma
– Próxima reunião: Casa Minas

Informes
Coluna Mundo Minas(Victor Maciel)
[1/18/14 3:43:32 PM] Victor Maciel: Iniciamos nesta semana a série de colunas Mundo Minas. Entre janeiro e fevereiro, vamos percorrer várias regiões do estado, entendendo a realidade, georreferenciando e buscando conexões para os aplicativos da rede no Brasil Profundo. Circulamos pela região do Alto Jequitinhonha, com tradição de cultura popular riquíssima e grande relevância historica, porém ainda pouco conectada á rede. Fomos recebidos em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, onde ficamos hospedados por todo o período e que recebia a XVII edição do Festival de Férias, coproduzido pela Jaqueline Luana, que articulou contatos para possibilitar a coluna pela região.
[1/18/14 3:43:43 PM] Victor Maciel: A primeira agenda foi uma reunião na cidade de Serro na terça-feira, com músicos e artistas de rua, articulado por Octávio Mesquita, presidente da centenária banda civil local. A cidade foi a primeira do país tombada pelo IPHAN e conhecida por ter uma das mais famosas receitas de queijo mineiro.
[1/18/14 3:43:56 PM] Victor Maciel: Na quarta-feira, nos deslocamos até o distrito de Milho Verde, onde conversamos com Bruno Emiliano, que coordena as ações do Instituto Milho Verde, que realiza um festival de culturas populares e é sediado num centro cultural comunitário equipado com biblioteca, farmácia de ervas naturais e espaço para oficinas. Bruno já conhecia o NINJA pelo documentário da mineração, pauta forte na região, e se interessou em trazer pautas especiais. Tem possibilidades de conexão com o CMFI e potencial corpo docente da Unicult. Conhecemos também o Armazen, bar com capacidade para 300 pessoas, que pode receber o Grito.
[1/18/14 3:44:14 PM] Victor Maciel: Na quinta-feira, fomos até Diamantina, maior cidade da região. Nos encontramos com o Diretor de Ação Cultural local, Ricardo Luiz, que nos passou contatos de agentes culturais locais. Conversamos com Sarah Christine, produtora cultural e estudante da UFVJM, que nos colocou em contato com músicos interessados em realizar o Grito na cidade. em seguida, gravamos depoimento com Tiago Sousa, do grupo de dança afro Bantos do Baú.
[1/18/14 3:44:30 PM] Victor Maciel: Em São Gonçalo do Rio das Pedras, realizamos cobertura e criamos a fanpage do Festival de Férias. A escola estadual que realiza o festival é uma referência local em alfabetização e o diretor, Ulisses Tomás, tem interesse na continuidade da parceria. Contatamos e gravamos depoimentos com agentes culturais e mestres de cultura popular da região do jequitinhonha, BH e São João del Rei, presentes no festival. Jaqueline propos a realização do grito jequitinhonha em várias cidades banhadas pelo rio no próximo ano.
[1/18/14 3:44:49 PM] Victor Maciel: Passamos um formulário de georreferenciamento em todas as cidades, com as pessoas contatadas. Fizemos também um relatório geral que vamos publicar no Transparência, junto aos resultados da pesquisa.
Seguimos fazendo a narrativa pela página da Casa Minas, Transparência e pelo mundominas.tumblr.com. e estamos sistematizando informações no TEC: https://docs.google.com/a/foradoeixo.org.br/spreadsheet/ccc?key=0AnSBDWt0TqS5dHZDeUwybkNoLTVVNElsWHBLMlpidnc&usp=drive_web#gid=30
A agenda de colunas por MG segue nos próximos dias com o Encontro de Tradições Populares, em Leopoldina (Zona da Mata) e com agendas durante 10 dias pelo Sul do estado, começando com a Imersão do Corrente Cultrual, neste fim de semana, em Poços de Caldas.
[1/18/14 3:46:06 PM] Victor Maciel: segue link do tumblr – http://mundominas.tumblr.com

Campus Uni FDE(Clayton Nobre)
[1/18/14 3:49:33 PM] Clayton Nobre: Abrimos um tópico na listona chamada CAMPUS FORA DO EIXO 2014. A ideia é começarmos a discutir por lá as questões referentes aos campus da Universidade Fora do Eixo. Lembrando que entendemos como campus todos os os coletivos que executam programação de formação dentro da cidade. Mas discutimos pela UniFdE que precisamos, nesse ano, elaborar alguns pactos com todos os campus para a gente começar a se organizar com força como uma grande e potente rede de formação cultural.
[1/18/14 3:50:04 PM] Clayton Nobre: Precisamos nivelar, pra isso, um conceito melhor sobre o campus, o que fazer para se tornar um campus fora do eixo, quais as atividades que pra uma rede como o fora do eixo não podem faltar, além de pactuar sobre questões tais como vivências, imersões, equipe, corpo docente, e sobretudo programação e calendário – tendo em vista a alta demanda que a uni tem no brasil inteiro.
[1/18/14 3:50:25 PM] Clayton Nobre: Enfim, vamos marcar uma reunião pra nivelarmos tudo isso. Eu havia proposto no tópico essa reunião para segunda-feira, mas acho que podemos trabalhar uma mobilização maior até lá. Podemos remarcar para quarta-feira, 17h? o que acham?
[1/18/14 3:50:39 PM] Clayton Nobre: de qquer forma, seguimos na lista!!

Reunião Palco (Evandro)
Segunda-feira (20/1) além do Lançamento da ID do GR 2014, faremos a reunião do Palco FdE via skype. Interessados favor se manifestar pelo tópico “Apresentação Frente Palco FdE” na lista da rede fora do eixo.

Lista de Presença completa
Marielle Ramires – Casa das Redes
Caio – Casa Amazônia
Ynaiã – Casa Sp
Artur – Casa FDE SP LF – Casa das Redes
Carol Tokuyo – Casa das Redes
Lou – Casa SP
Phyl – Casa FdE Nordeste
Daniely Rocha – Coletivo Combo Cultural – Maceió/AL
Nath – Casa SP
Gilmar Casa FdE Vitória da Conquista – BA
Paulo – Casa Fora do Eixo SP, sonia.r.bacha(observadora)
Rafael Cordeiro – Coletivo Estúdio Livre Veracidade – São Carlos (observador)
Tassio – Casa Minas
Atlas – Casa NINJA – RJ
Simone Essi – Espaço 50
Victor Yuri – Coletivo Fuligem
clayton – casa das redes
Michelle – Casa Amazônia
John mixgenação, Andréa Mixgenação.
observador – maximiliano vila de buenos aires
Isis – Casa das Redes
Marreco – Casa Sanca
Bianca – Casa AMZ
Juliano – Casa Sanca
marco ninni – casa fde minas
Eduardo – Casa Sanca
Talles Lopes – Casa Minas
Paulo – Invasão Guarulhos
Stella – Casa SP
Leo – Coletivo Piracema
Victor – Casa Minas
Emilia – Casa Sanca
Luiza e Rayan – Coletivo Mundo
Caiubi – Casa NE
Michelle Andrews, Bianca – Casa Amazônia,
Gabi Garcia – Casa SP,
irlana cassini – coletivo77,
Osvaldo Moesia – Casa FDE Cajazeiras/PB / Coletivo Cultucar,
Barone – Colmeia Araraquara,
Tomate – Coletivo Fuligem Rib Preto,
Andre e Thais Usiart Sertãozinho,
Tere – Casa Mundo,
Renata – Fuligem
Gustavo – Gema,
Giovanni – Campinas,
Ana PEssoa, Stefano, MArcela, Itajara – Casa Pelotas,
Rami, Cacau e Bernardo – Casa SM,
Maykel – Coletivo Rocha in Roll,
Lucas Ferrazza – FdE Floripa,
Carlos de Aquino – Diego Lottin, Ana Lottin, Camila Vertuoso, Diego Oliveira, André Arruda, Jonatan, Gilmara – Coletivo Barriga Verde
Dríade – Casa NINJA Rio,
Maykel – Taquaritinga,
Fernanda – Casa das Redes,
Zélia Oliveira – Casa FDE Cajazeiras/PB – Coletivo Cultucar,
Khárenn – Colmeia Araraquara
ana paula jones(observadora)
Hoolis – Casa Sanca,
Japa – Casa SP,
Rafael Pira – Casa NINJA
Suyane Xavier- Coletivo Cutucar-Cajazeiras/Pb
Carioca – Casa NINJA Rio
Caiubi – Casa NE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =