Mídia Livre Fora do Eixo realiza debate político e estético de narrativas

imersaomidia

Com o objetivo de aprofundar o debate político, estético e de formação livre acerca das narrativas do Fora do Eixo, a Mídia Livre FdE reuniu-se neste final de semana no Rio de Janeiro. Midialivristas das casas e coletivos, além de parceiros e colaboradores participaram desta etapa de planejamento anual, comum a todos os simulacros da rede.

Dentre os desafios destacados, esta a dinâmica de trabalho junto a PósTV e o NINJA, redes que surgiram a partir de experiências do FdE e hoje se consolidam cada vez mais com projetos e programas próprios.

+ Leia a ata da Imersão na íntegra:

Data: 10 a 12 de janeiro de 2014

Local: Casa NINJA, Escola de Comunicação da UFRJ, Praia do Arpoador

Formato: Conversas Infinitas, Reuniões Livres, Reunião Geral
Presentes: Fernanda, Luis Felipe – Casa das Redes, Raissa, Gian, Isadora, Phyl – Casa Minas, Leticia, Louise, Andrew – Casa SP, Renata – Fuligem, Fabio Chap, Gaby, Vina, Caio Hungria – Colaboradores NINJA SP, Driade, Rafael, Atlas, Rebeca, Edvam, Carioca – Casa NINJA RJ

Pautas:
Levantamento de tags dos próximos dias
Pautas prioritárias dos próximos 15 dias
NINJA
Grito Rock
FODA – Fora do Armário (Frente LGBT Fora do Eixo)
Programa Circula Cultura
Projeto Verão
Dinâmica de trabalho Mídia Casas FdE

Acordos:

 – Formato dos debates dos próximos dias: Conversa inicial de aprensentamento de cada pauta, grupos de trabalho e conversas infinitas na praia.
– A mídia é quem faz a gestão da narrativa da rede e todos precisam assumir mais responsabilidades, não apenas da Mídia, mas outras frentes e simulacros, se propor a novos desafios.
– Buscar ser mais ousados no encaminhamento de propostas
– Foco em todas as etapas do processo de criação, divulgação, distribuiçao de conteúdos

Encaminhamentos:

1) Levantamento e decupagem de 15 pautas prioritárias para lançamentos:

1.1) Grito Rock Mundo
1.2) Retro NINJA
1.3) Fora do Armário
1.4) Verão Carioca
1.5) Programa Circula Cultura
1.6) Expedicion Rodriguiana
1.7) Projeto Onda Venezuela
1.8) Programas Fora do Eixo
1.9) Rede Livre
1.10) FST / FMML / Conexões Globais
1.11) Imersão Minas em Sagarana / Colunas Minas
1.12) Congresso FdE Nordeste no Maranhão
1.13) Lançamento Casa Belém
1.14) 3 anos de Casa Fora do Eixo SP
1.15) Rede Brasil de Festivais
1.16) NINJA Leaks
1.17) Documentário Maloca Minas
1.18) Amor Livre
1.19) Imersão Regional SP

2) Aprofundar o debate de cada um deles, em seguida debater em GT para propor formato de lançamento

3) News Retrô NINJA: Debates sobre o formato, conceito e produçaõ da news. Rafael atualizou de como foi o processo de produção da news e colocou que é um puta produto, que toca as pessoas e mostra como o NINJA já estava falando das pautas que mais bombaram. A retrospectiva vai ser feita no Meddium e já está com fotos e pautas selecionadas e agora falta dar um tapa no texto, deixando ele mais contextualizador e crítico, fazer um texto de apresentação e incluir os Top5 de transmissões, publicações e clipping

4) Grito Rock: Debates sobre a narrativa geral do grito e lançamento. Raíssa apresentou as propostas de narrativa e colocou a diferença entre a comunicação interna para produtores e a comunicação externa para o público.

5) Fazer o lançamento com um slogan que traga as cidades como elementos e que pode ficar diferente a cada aplicação

6) Fazer propostas diferentes para cada cidade utilizar com a sua cidade + uma outra que vê como complementar pra narrativa (ex: de hell city à finlândia, de araraquara à são carlos)

7)FODA: Phyl fala da proposta da frente para início 2014; Grito Gay, Grupos de estudo, vídeo, um programa mensal; O mais importante é o que a rede pensa a respeito; Uma rede que esta sendo encubada pela rede, pauta que aproxima e conecta de outras pautas; Qual a diferença do movimento gay Fde, para os outros movimentos; Conversar para dentro, conscientizar pra dentro; Uma frente em construção; Video genérico/conceitual para não categorizar;

8) Circula Cultura: Lançar possibilidades de circulação antes do edital; Lançar edital Bolívia – edital de circulação ; Ludicidade na criação

9)Nivelamento de que o foco para 2014 é a construção das narrativas mais do que o método de difusão técnico.

10) Utilizar a equipe de Mídia Nacional como busca de radares para inteligência periférica
11) Criação de uma lista nacional do NINJA que sirva para receber um fluxo editorial, mapeamento de conteúdos e conexões de agentes de todo o Brasil
12) Aperfeiçoar a utilização do grupo do Whatsapp para fluxos editoriais imediatos
13) Fazer funcionar um mapeamento de links, vídeos e informações de outros veículos e que pode servir de conteúdo para o NINJA, antecipando o fluxo editorial de um site – que ainda não está pronto – na página do NINJA
14) Garantir o fluxo de postagem no Twitter e Instagram do NINJA e do FdE
15) A partir do dia 20, ao menos uma pauta grande será postada por dia no FdE. As pautas serão definidas previamente e apresentadas e debatidas em lista com no mínimo de 48 horas de antecedência.
16) Apresentar as pautas da semana seguinte na Reunião Geral Ordinária do Fora do Eixo
17) A partir do dia 20, garantir o fluxo de uma newsletter por semana
18) Dar uma atenção especial ao atendimento do público
19) Prioridades: NINJA, FdE e Rede Latinoamericana de Comunicação
20) A Casa NINJA prioriza o acompanhamento do cronograma e conteúdos do NINJA
21) Casa das Redes acompanha Cronograma de ondas, mídia de projetos estratégicos, newsletter semanal, estímulo ao aumento dos repertórios dos agentes da Rede

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*