Universidade

A UniFdE – Universidade Livre Fora do Eixo – é o projeto de livre circulação de conhecimento e formação do Fora do Eixo, rede socio-cultural que conecta mais de 2.000 pessoas, em 120 coletivos distribuídos por todos os estados do Brasil e parceiros em países da América Latina.

O projeto surgiu da compreensão de que a constante e veloz sistematização e compartilhamento dos processos gerados e vivenciados por cada coletivo Fora do Eixo faz com que a própria rede se torne um grande ambiente de aprendizagem com um amplo potencial de transformação, atualização e nivelamento de informações, dinâmicas e saberes.

A partir das experiências acumuladas pelos coletivos Fora do Eixo, que nos últimos seis anos vem enfrentando desafios e criando soluções criativas para diferentes cenários e contextos sócio-culturais em cidades de todo o país, surgiram tecnologias sociais e conhecimentos marcados por uma forte caracteristica empírica e pragmática.

Percuso do Conhecimento 2-01

Na medida em que a rede foi sistematizando e compartilhando estes saberes como tecnologias replicáveis, mais pessoas e coletivos passaram a laboratoriá-las, trazendo novos desafios e novas soluções para a atualização de tecnologias que retro-alimentam a rede. Assim, num processo constante e infinito de transformação, o Fora do Eixo vem amadurecendo seus processos e dinâmicas, com a criação de novas tecnologias sociais, pautadas em laboratórios de vivência, coletivos, colaborativos e compartilhados.

E é neste ambiente cognitivo, vivo, mutante, plural e em constante movimento que a Universidade Livre Fora do Eixo atua e se baseia, promovendo atividades de formação livre por todo país, na busca e envolvimento de novas pessoas e experiências que se conectem e passem a participar da construção deste laboratório de aprendizagem, gerando um enorme banco comum de conhecimento livre.