por Carlos Magalhães | Massa Coletiva | São Carlos-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Cofe_sp_rj_20_08_2010_19

confira mais fotos do segundo dia clicando aqui

 

 

Começou o segundo dia de trabalhos do Congresso Regional aqui em São Carlos, cidade imersa no debate político-cultural, com os diversos atores que estão transformando o cenário e debatendo os futuros dos processos, dos encontros, das colaboratividades e dos corações.

 

Ontem, na abertura, passamos por um furacão conceitual, filosofia-porrada, conceitos transformadores e paixão pela mudança. @ivanabentes, professora 2.0, Pai Paulo, sacerdote yoruba, Reinaldo, do Depto de Ecosol, Lineu Navarro, político da Participação, Frederico Cardoso, flamenguista & coordenador execultivo do Cine Mais Cultura, programa do @CulturaGovBr para cineclubes; mediando @fiodiback, representando família @massacoletiva, organizando a diversidade.

 

O tesão pela vida escorria e o debate acalorado, presencial e virtual (há diferença? ). A parceria com o Pontão @nosdigitais contribuiu para a realização do streaming do #COFE. Enviando ideias-bit. Que só poderia terminar como terminou, no buteco, tão livre quanto na mesa. Tudo é uma coisa só. Mesmas vibrações.

 

Hoje pela manhã eu - @leonardobr e o João, jornalista da @RadioUFSCar, pra entrevista Iv@na, prof. de comunicação da UFRJ, ativista digital e da mídia livre. O programa era o Rádio UFSCar Convida, que debate com convidados especiais temas da nossa tão dita contemporaneidade. Vai rolar na próxima quinta-feira às h – primeira rádio inteiramente em software livre do nosso Brasilzão, sonzera do @indieormars toda segunda, conheci muitos sons legais ali. No debate, alongamos alguns temas da mesa de debate: sustentabilidade dos movimentos culturais-sociais, políticas públicas que priorizem o processo e não apenas o produto final, política extensionista das universidades públicas (F5 nas facul!!!), novas representações no audiovisual com o cinema das perifa, midialivrismo e subversão da informação.

 

Voltamos para o #COFE lotado, discussões sobre regimento interno e carta de princípios. Todos com os olhos brilhando e já fritando na volta. Levar a inteligência coletiva para potencializar seu coletivo.

 

Almoço em conjunto, continuando os debates, política institucional: Alckmin de novo?, você viu o Tiririca que viagem!?, quem você tá apoiando?, qual futuro da política cultura brasileira?

 

Voltamos e o debate sobre a formalização de coletivos, gente da cidade, todos pensando o processo da legalização. 500 anos de leis para por a elite brasileira. As leis precisam acompanhar o processo de transformação da sociedade. Elas precisam facilitar a vida do povo!

 

Depois fui pra reunião da Câmara Setorial do Audiovisual, instância consultiva do Conselho Municipal de Cultura para debater políticas públicas pro nosso audiovisual: cineclubes, formação, produção independente, Núcleo de Produção Digital, política participativa em espaços de poder colegiado. Ocupe o seu! Participe do Conselho de Cultura da sua cidade, se não tiver CRIE! Ocupar, pautar, discutir, fortalecer, criar.

 

Enquanto isso a família @massacoletiva mostrava o seu case de sustentabilidade, caixa coletivo, a pessoa jurídica associação, empolgando os coletivos presentes e mostrando que se pode transformar.

 

Vimos pro CAASO, na USP discutir a cultura como mercadoria. Professores historicizando o debate. Formatações analógicas. Debate provocativo. Trampo no streaming. Tamos aí!

 

Vão rolar os shows agora! Vamos lá conferir e trocar marcianos nas banquinhas dos coletivos!

 

Há Braços

 

amorosos-tecnológicos-sensoriais

Há gente por aí

digitalizando ideologias do corpo e da mente

Há antropófagos fodendo burrocratas

Há pontos e pontões tecendo reexistências

Há pessoas informações softwares

livres

Há o aqui e o agora e olhos nos olhos

Há um interior de um país tomando dianteiras

Há meninos e meninas bonitas dando a cara pra bater

Há amores cores sexos lixos pra reciclar

Há uma África em mim para florescer

Há um computador no meu cérebro pra subverter

Há milhões de Padre Anchietas a devorar

Há um mundo pra transformar & desbundar

Gente!:

há nós

@leonardobr


Cofe_sp_rj_20_08_2010_23

confira mais fotos do segundo dia clicando aqui

 


Cofe_sp_rj_20_08_2010_27

confira mais fotos do segundo dia clicando aqui